Marca JCPenney é penalizado pelo Google EUA por BlackHat

Publicado em fevereiro 14th, 2011 |

Site da Marca JCPenney é Penalizado pelo Google americano por usar técnicas BlackHat SEO

Site da Marca JCPenney é Penalizado pelo Google americano por usar técnicas BlackHat SEO


Por meses a loja virtual JCPenney de acessórios e moda masculina, feminina e infantil, conseguiu excelentes posições em buscas orgânica realizadas nos site de buscas do Google, nos EUA. Mas o que poderia ter sido fruto de uma trabalho de SEO (otimização de sites para buscadores) e de relevância comprovada através de cliques, além de um trabalho de linkbuilding sério, revelou ser resultado de ações batizadas de “black hat”, que contrariam as diretrizes dadas aos webmaster pela própria Google.
-
Ocorre que uma opulência de links em outros sites era usada para promover a JCPenney às melhores posições. Nada de errado se os links não fossem de sites com natureza completamente contrária ao segmento de atuação da loja.
-
Assim, sites de pornografia e de jogos online abrigavam atalhos para a JCPenney e davam ao algoritmo do Google a impressão de ser aquele um domínio importante para as palavras usadas no texto âncora.
-

Exemplo de link encontrado: no site nuclear.engeneeringaddict.com, foi identificado um link com a palavra “black dresses” (vestidos negros). Ainda assim o site tem nada a ver com o segmento de moda. Casos semelhantes foram encontrados em mais de 2 mil links espalhados pela web.

A existência desses links só pode ter uma explicação: são links pagos e o Google adverte incansavelmente webmasters e SEOs sobre a prática desse comércio de influência digital.

Matt Cutts, engenheiro-chefe, entrou pessoalmente na questão e – declaradamente insatisfeito por observar tal comportamento – informou em entrevista concedida ao New York Times que as técnicas descobertas realmente contradizem as diretrizes da empresa e que serão tomadas medidas manualmente.
-
Meteórica… queda
Assim que foi confirmado que esses links eram comprados, a Google tomou a iniciativa de remover manualmente o site da JCPenney dos primeiros resultados para uma miríade de termos.
-
Se, antes, a JCPenney aparecia, nos rankings, até acima dos sites de fabricantes de determinados produtos, como era o caso de buscas por “Samsonite carry on luggage” (bagagens Samsonite), agora, qualquer pesquisa por esse produto não deve mais apresentar o site da JCPenney nos primeiros dez resultados.
-
Na manhã da última quarta-feira passada (9/2), o site da JCPenny aparecia na primeira posição para “Samsonite carry on luggage”. Duas horas mais tarde, estava na posição 71.
-
A JCPenny se defende da acusação e afirma nada saber sobre a prática condenada pela Google. A empresa afirmou, ainda, que apenas 7% de seu tráfego advém de buscas orgânicas (resultados do Google fora os links patrocinados).
-
A agência de SEO contratada pela JCPenny, a SearchDex, não quis responder às perguntas feitas pela reportagem do New York Times sobre o assunto.
-
Prejuizo moral
Se não dá para definir quanto as agências sérias de SEO no Brasil e no exterior deixam de faturar em função desse tipo de agência, como a contratada pela JCPenney, uma coisa é certa: existe prejuízo.
-
“Os valores cobrados por prestadores de serviço de baixa qualidade em SEO são irrisórios”, conta Ricotta, que lembra ter sido abordado por um empresário Indiano que lhe oferecia mil links de outros sites por uma ou duas dezenas de dólares.
-
“Quem acaba sofrendo é a indústria de SEOs sérios e capacitados que passaram anos no aperfeiçoamento das técnicas e no aprendizados de como extrair o melhor dos buscadores sem lhes pisar no calo”, reage Gabriella Sannino.
-
Artigo retirado do IDG Now: http://idgnow.uol.com.br/internet/2011/02/14/black-hat-google-pune-loja-virtual/ onde tudo que foi relatado aqui é de autoridade da mesma!




Ei, psi!! Convidamos você a visitar esses links também.

Carlos Tassui

Meu nome é Calos Tassui, tenho 26 anos e estou no movimento Punk a 9 anos. Agora estou entrando no mundo tecnologico e com a ajuda de todos irei me tornar muito mais social hehe.



Comentários

  1. Publicado por Kleverson Neves on fevereiro 14th, 2011, 15:12

    Rafael Designer Marca JCPenney é penalizado pelo Google EUA por BlackHat: Por meses a loja virtual JCPenney de a… http://bit.ly/dOIJhN

  2. Publicado por alvix on fevereiro 25th, 2011, 19:30

    Olá, realmente o crime não compensa, e aqui, diferentemente do mundo real, onde o crime mora ao lado e a justiça muito longe (esqueci de de quem…), o Google com sua equipe de feras contra o spam e ‘black hat’ não deixa passar de liso mesmo. A melhor prática SEO é o chapeuzinho branco. Valeu pessoal, Carlos e Rafa!

  3. Publicado por Ana Moura on dezembro 9th, 2011, 08:05

    Impressionante! RT @rafaeldesigner Marca JCPenney é penalizado pelo Google EUA por BlackHat. Saiba mais aqui: http://t.co/aErZmSOj

  4. Publicado por Wilson Mendes on dezembro 17th, 2011, 10:40

    Práticas negativas na net = …

    http://t.co/fHcNjW9o

Deixeu seu Comentário

Atenção:
Qualquer opinião publicada aqui no Blog Rafael Designer pelo nosso sistema de comentários, não reflete necessariamente, o pensamento e opinião de nossos Colaboradores. Os comentários publicados e aceitos pelo nosso sistema automático são de total responsabilidade e autoria dos leitores de nosso blog.

Sendo assim, reservamos o direito de excluir ou mesmo alterar opiniões que sejam de caráter ofensivo, calunioso, difamatório e preconceituoso como também leitores que publicarem somente links de forma a tentar ganhar Backlinks autênticos.